Criar VM no horizon

Para criar uma nova instância baseada em Ubuntu 16.04 LTS:

1. Acessar o horizon em https://openstack.ct.utfpr.edu.br/horizon. com um usuário do domínio default que tenha acesso ao projeto COGETI-CT.
  2. Acessar, no menu esquerdo, Project / Compute / Instantes e clicar no botão Launch Instance.
  3. Details:
    1. Instance Name:Este nome é totalmente arbitrário e pode ser editado posteriormente. Por convenção, a sugestão é adotar um nome que lembre o projeto, a função da VM e o nome do host. Por exemplo, para o servidor Web, usar o nome cogeti.www.
    2. Availability Zone: No momento existe somente a zona de disponibilidade nova.
    3. Count: Caso deseje criar mais de uma instância informar o número de instâncias desejado.
  4. Em Source:
    1. Select Boot Source: Selecionar Image como origem do disco de boot da instância.
    2. Available: Na lista de imagens disponíveis, selecionar COGETI Base Ubuntu Server 16.04 LTS.
    3. Create New Volume: Selecionar Yes. Caso seja selecionado No, a instância será executada a partir da imagem e não terá um volume permanente e será restaurada à sua situação inicial, caso seja reiniciada.
    4. Volume Size (GB): Informar o tamanho do volume desejado em GB. Este valor deve ser de pelo menos 4GB para a imagem selecionada, caso contrário ocorrerá um erro durante a criação da instância.
    5. Delete Volume on Instance Delete: Selecionar No. Caso seja selecionado Yes, o volume será excluído quando a instância for destruída e o seu conteúdo será definitivamente perdido. Caso seja desejável, o volume pode ser excluído posteriormente.
  5. Em Flavor:
    1. Available: Escolher o “sabor” desejado para a instância de acordo com a capacidade mínima necessária. O sabor escolhido deve ter características mínimas compatíveis com a imagem selecionada.
  6. Em Networks:
    1. Available: Selecionar a rede cogeti-192.168.1.0/24. Esta é uma rede virtual cujo gateway é 192.168.1.254, o serviço neutron atribuirá um endereço automaticamente via DHCP. Caso seja necessário, poderá ser atribuído um IP flutuante à instância para acesso externo.
  7. Em Security Groups:
    1. Allocated: Excluir o grupo default clicando em -.
    2. Available: Incluir o grupo cogeti.default clicando em +. Este grupo libera o tráfego ICMP e a porta 22 (SSH) de qualquer origem. Outros grupos podem ser incluídos neste momento ou posteriormente para liberar outras portas e/ou protocolos.
  8. Em Key Pair:
    1. Available: Selecionar o par de chaves cogeti-default. A chave pública correspondente já está instalada para o usuário cogeti. Inicialmente o acesso somente é possível por SSH usando chave pública com este usuário. O usuário cogeti tem permissão de sudo sem senha.
  9. Clicar em Launch Instance para criar e executar a instância.